A importância da Cultura
A cultura somatória de costumes, tradições e valores é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, ‘jeito’ este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica e própria de cada cidade, região, estado e país.
  
Aspecto cultural da cidade de Brumado
 

Festa de Santo Reis em Brumado - BA

A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.  No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, Dia de Reis, em Brumado não e diferente, a tradicional Folia de Reis é um dos momentos marcantes dos festejos religiosos do mês de janeiro.
 

Apresentação do Reisado

 
                               Na cidade de Brumado, os grupos têm visitado bairros e comunidades levando a alegria da cantiga de roda e relembrando os três Reis Magos.

Comemoração ao Santo Reis



ABRACADABRA e a cultura brumadense
 
      O ABRACADABRA - Agentes Brasileiros de Cultura e Arte Democrática Brasileira - é uma rede solidária cultural com membros em todos os estados do Brasil que visa promover a cultura e a arte nacional através da autogestão apartidária e sem fins lucrativos. Na Bahia, o ABRACADABRA já possui agentes em Salvador, Brumado, Dom Basílio, Guanambi, Caetité e Livramento de Nossa Senhora. Em Brumado os Agentes Culturais reúnem-se no Mercado de Artes municipal sempre aos sábados às 15:00 horas.
 

ABRACADABRA e suas apresentações

 
CAPOEIRA

     A capoeira foi introduzida no Brasil pelos escravos africanos, é considerada uma modalidade de luta e também de dança. Adquiriu adeptos rapidamente nos estados nordestinos, principalmente na Bahia e Pernambuco. O instrumento utilizado durante as apresentações de capoeira é o berimbau, que é constituído de arco, cabaça cortada, caxixi (cestinha com sementes), vareta e dobrão (moeda).

 

      Apresentação  de capoeira

 
 

Slogan do Projeto

    
   Alem disso, na cidade de Brumado têm o Projeto Ponto de Cultura, criado pelo Governo da Bahia, em parceria com a Secretaria de Cultura Estadual e do Ministério da Cultura, tem apoiado, em Brumado, o Projeto Adote Um Capoeirista, sob o comando do professor Zumbi e da instrutora Gingadinha. Todos os sábados, às 11 h da manhã, o grupo realiza apresentação de capoeira, na Praça Coronel Zeca Leite e o projeto têm sido aprovados de tal forma que rapazes, moças e crianças, têm ingressado no grupo, a fim de aprender mais sobre a arte da capoeira.
 
Cinema

      Brumado já possuiu dois cinemas: o antigo cinema de seu Zuzú, inativo há algumas décadas, e o Sophyplex, o qual foi inaugurado em 2004. Apesar de contar com uma moderna sala de exibição semi-stadium com capacidade para 200 lugares e tela de projeção no tamanho 10,5 x 4,5 m, o Sophyplex não conseguiu se manter em funcionamento por muito tempo, em virtude do reduzida quantidade de público nas sessões, e hoje se encontra desativado.
 
 
Eventos culturais
 

 

  •      Festa de São Sebastião;
  •        Festa de São Cristóvão;
  •        Festa do Senhor Bom Jesus;
  •        Festival Estudantil de Música Popular - FEMP;
  •        Olimpíada Estudantil;
  •        Sete de Setembro;
  •        Festa de Nossa Senhora Aparecida;
  •        FENB.

CULINÁRIA
 
Sarapatel prato tipico da cidade
   
   
     A culinária brumadense é bem diversificada e se destaca pelos temperos fortes e comidas apimentadas. Os pratos típicos são: carne de sol, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, caruru, feijão verde, canjica, tapioca, etc. Também são comuns as frutas umbu, maracujá e melancia

                                                                                     
                                                                                                ARTESANATOS 
    Outro elemento cultural de grande importância na cidade de Brumado são os artesanatos. A variedade de produtos artesanais na cidade é imensa, entre eles podemos destacar as bonecas de pano, rendas, produtos de couro, cerâmica, madeira, entre outros. 

Artesanatos

CARNAVAL
       No início o Carnaval em Brumado, era realizado a princípio em clubes, somente depois a folia saiu às ruas atrás do trio elétrico que, na época, era uma Brasília amarela carregada de cornetas. Os foliões brumadenses dançavam atrás do carro alegórico, distribuídos entre os blocos Germes da Era e Puleirão e, posteriormente, no bloco Tô Legal, que foi o primeiro bloco a trazer grandes atrações para o circuito da folia da cidade.     Os festejos de Carnaval eram esperados com grande ansiedade tanto pelos nativos, quanto pelos visitantes. Naquela época existia uma programação perfeita desde a mídia que se expandia a nível nacional até os preparativos dos blocos. Também por parte do poder público que colocava o Carnaval como uma importante data do nosso calendário cultural e festivo. 
 
Adicionar legenda

 

                               
                    
   LITERATURA DE CORDEL

       Entre as muitas artes do catingueiro nordestino está à literatura de cordel, que é a expressão cultural em rimas e prosas de tudo aquilo que se vê no dia a dia. Os assuntos são os mais variados: desafios,histórias ligadas à religião, ritos ou cerimônias.

Livretos em Cordel

Walter Pires 

O brumadense José Walter Pires é um cordelista bastante conhecido na região e criador de muitos textos dessa arte.
 

telefonesuteis

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

ebook-gratis.jpg

Consulta Operadora

qual-operadora-do-seu-numero.gif

Região 

Acessos ao Site

ebook-gratis.jpg

pesquisar

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Assinar a NewsLetter

Receba em seu email nossas melhores notícias
Scroll to top