Slide background
ANUNCIE AQUI
Slide backgroundLayerSlider on tabletLayerSlider on computerLayerSlider on cellphone
Rua São Cristóvão, 25 - Novo Brumado - Brumado-BA
Slide backgroundLayerSlider on computerLayerSlider on tabletLayerSlider on cellphone
√ LAJES
√ Aços
√ Colunas
   prontas
√ Sapatas
√Arame
√Treliças
√ Pregos
Rua Luís da Gama, 268 - B. das Flores - Brumado - BA
Slide background

HERBALIFE

Dist. Independentes - Zilmar Júnior e Sayonara Kátia

PERCA PESO!

Presente em 90 países levando mais saúde e nutrição para todos

GANHE PESO!

FIQUE JOVEM!

(77) 8811-1188 / 9818-6615

Slide backgroundLayerSlider on tabletLayerSlider on computerLayerSlider on cellphone
Slide backgroundLayerSlider on computerLayerSlider on cellphone

Brumado é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população, segundo dados do IBGE em 2013, é de 68.776 habitantes. Conhecido como a capital do minério, o Município de Brumado situa-se na Região Sudoeste da Bahia, limitando-se com os Municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Aracatu, Rio de Contas, Malhada de Pedras, Caetité, Tanhaçu, Ituaçu e Rio do Antônio. É o município de melhores índices de desenvolvimento social e econômico da região, excetuando-se o Município de Vitória da Conquista. Estes índices, juntamente com o fato de Brumado ser um importante entroncamento rodoviário (BA-262, BA-148 e BR-030) tornaram o município um natural pólo de atração para os vizinhos, além disso a cidade, assim como toda a região, é conhecida pela beleza e receptividade de seus habitantes.

A economia do município está baseada na mineração, particularmente de magnesita e talco, e no comércio.

História

O Capitão Francisco de Souza Meira e um grupo de aventureiros chegaram à região onde situa-se o município de Brumado em fins do século XVIII. Conquistando gradativamente terras pelas encostas da Serra das Almas, atingiram a bacia do Rio das Contas, de onde partiram em 1813, atrevessando o rio Brumado até a foz do Rio do Antonio. Permaneceram no vale do mesmo rio até transferirem-se para outra área, onde fundaram a fazenda de Bom Jesus do Campo Seco. Essa povoação tomou o nome de Bom Jesus dos Meiras, que em 1877 foi elevada à categoria de vila e o município criado com território desmembrado do de Caetité. Em 1931, o município passou a chamar-se Brumado.

A origem do nome Brumado.
Ensina José Virgilio Meira Neto, que o nome Brumado, em tupi, é Itimbopira (Y – timbó – pyra). Que significa enevoada, coberto de bruma.

O padre José Dias, para justificar o nome Brumado, costumava relatar que o nome se originava da Serra Geral e da chapada Diamantina, que à norte quando acontece a cerração, o amanhecer é coberto por brumas descendo das Serras das Éguas cobrindo a cidade.

Outra versão: A origem do nome Brumado ou o seu étimo está ligado à palavra bromo (bromo). Era empregada pelos mineradores e bandeirantes para desiguar perda ou engano, mistificação ou desaparecimento do outro na lavra ou córrego que se supunha rico desse minério.

Com a ortografia antiga se denominava qualquer lugar onde a formação do ouro e a sua pinta eram aparentemente boas enganando os faiscadores e mineiros que decepcionados, deixavam o local à procura de outro, mais promissor.

Segundo Bluteau, dicionarista, o termos Bromado tem sua origem no Castelhano “broma”. “Bromar” e embromar são verbos do dialeto regional (bromado, explica o escritor mineiro Nelson de Serra é o que virou Ogó, por ter sumido da mina ou córrego ou rio

Outra versão: Na época da mineração, o rio Bromado, era vasculhado na busca do ouro. Para separar o cascalho do ouro os mineradores usavam um metal chamado Bromo, de cor vermelho escuro, muito reativo e venoso, que tingia as águas do Rio de cor vermelha. Daí, passaram a chamar o Rio Brumado (origem do Rio Brumado). Durante a seca com a falta de água no seu leito, os habitantes ribeirinhos diziam: “O Rio Bromou”!

Ou, este nome Brumado teria tomando empréstimo ao homônimo (que ou aquele que tem o mesmo nome), Rio Brumado que descendo de Rio de Contas, também atravessa algumas terras da nossa região.

Não seria mais prático denominar de Brumado a atual cidade de Livramento de Nossa Senhora, uma vez que, esse rio corta-a pela margem direita , após formar bela cachoeira? Dia Mozart Tanajura.

Turismo

Brumado tem grande possibilidade de se tornar um polo turístico da região, apesar de estar localizado no polígono da seca, a cidade está também aos pés da Chapada Diamantina, o que faz com que seu território possa usufruir dos rios que nascem na Chapada (Rio Brumado e Rio de Contas) e também dos rios que nascem em outras regiões da Bahia como o São João e o Rio do Antônio. Além disso, vale ressaltar que Brumado também possui nascentes de água límpida ao longo do seu território, as quais fazem com que ao longo do percurso de seus riachos surjam matas ciliares, o que torna mais bela a paisagem da região e contribui para uma ampla biodiversidade animal e vegetal.

Estes riachos formam também pequenas cachoeiras, bicas e também um tobo-água natural na Serra das Éguas o que faz com que haja uma paisagem impressionante onde fica fácil perceber a transição entre a vegetação da caatinga para a das matas ciliares formando um contraste da paisagem visto em poucas regiões do Brasil. A cidade além das nascentes também é presenteada com Serras e trilhas de fácil acesso, como a da Serra das Éguas que fica a poucos quilômetros da sede do município, e também aos recursos mais distantes da sede, porém mais próximos da Chapada Diamantina, que é o caso do povoado de Cristalândia.

Esses são uns dos pontos turísticos da cidade:

Igreja Matriz.
Mercado de Arte.
Memorial Municipal.
Fazenda Condado.
Ruínas do Casarão do Brejo
A terceira maior mina de magnesita do mundo.
Cachoeira da Serra de São Lourenço.
Gruta das Lavadeiras.
Rio Brumado.
Rio São João.
Rio do Antônio.
Rio das Contas.
Córrego Bate-Pé e suas cachoeiras e escorregadeiras naturais.
Riacho do Coité.
Serra das Éguas.
Praça e anfiteatro Coronel Zeca Leite.
Barragem de Cristalândia.

telefonesuteis

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

ebook-gratis.jpg

Consulta Operadora

qual-operadora-do-seu-numero.gif

Região 

Acessos ao Site

ebook-gratis.jpg

pesquisar

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Assinar a NewsLetter

Receba em seu email nossas melhores notícias
Scroll to top